terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Animal




“Oi. Muito prazer, gosto de massagens e muito carinho. Vou logo avisando que não sou muito fã de ostracismo, gosto de estar em evidência. Mas, por favor, nada de me contrariar. Sou um pavão, que facilmente vira uma onça feroz. Não mexam comigo. Ou melhor, saibam mexer. Nossa, nem me apresentei. Meu nome é Ego”.

Em grupos, pode se sobressair em meio a todos. Sozinho... Bem, sozinho ele pouco se manifesta, já que é carente, necessita de holofotes. Nos vence, e quando vence, haja terapia para reverter a situação. E quando não reverte?

Nosso corpo é uma jaula, e esse bicho estranho, como todo animal atrás das grades, precisa ser alimentado. Olhos bonitos, um trabalho bem feito, 10 em Matemática, acertou no vestido. Não, não é o bastante, mas serve pra amansar a fera.

Ela fica mansa, meio prosa quando vê alguém do outro lado, fotografando, apontando pra ela e indagando com o olhar toda aquela pompa. Ela pisca, se posta, busca o melhor ângulo e o flash. Sempre no centro. Sempre?

Experimenta cutucar! Olhos comuns, um trabalho meia boca, 8,5 na prova, a roupa bonitinha. Nem precisa ser nada absurdo. Absurdo, pra ele, animal de capa, é ser criticado, ultrajado. "Quanta empáfia! Quem ousa não me obedecer? Eu mordo".

Morde e grita, esperneia, esquece o ridículo em casa, pra defender sua imagem, sua importância. Pronto, um animal abriu a jaula e dominou o outro. Foge a razão, assustada. Foge o bom senso, pra bem longe. Foge o profissionalismo, a paciência, a ideia de aceitar que nem tudo é como queremos.

Egoísmo vem de onde, mesmo?

Nada de definições psicolóides, nem teorias aprofundadas. O menino não gosta de pensar, o que vale é que todos pensem nele, olhem pra ele, falem – bem – dele. Do contrário, nem adianta tentar convencê-lo de que há como conviver com ele na santa paz.

Esse animal existe, aí dentro, aqui dentro. Agora, se ele não vai escapar de novo, depende apenas da jaula. Alimentar demais, quase sempre, dá mais fome. 

IMAGEM: http://1.bp.blogspot.com/-hS4MFTrLEhI/ThNbI7JU6NI/AAAAAAAABOA/SaYv8ZBKMtU/s320/ego.jpg


Nenhum comentário: