segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Preparar! Apontar! ...

Eis que chega Novembro, o mês decisivo pros vestibulandos. É agora que os candidatos entram de vez no clima de vestibular. Jovens (e alguns adultos) sem mais unhas pra roer, sem outro assunto pra falar, sem outra coisa pra pensar. A vida se resume naquelas dez malditasletrinhas. É a temida, porém inevitável T.P.V. Para outros, é agora que a ficha cai pra valer (ou pelo menos deveria cair). A prova tá na porta!
Começam a rolar as provas das n faculdades que existem entre nós, a expectativa de resultados, as festas de aprovações alheias...que sempre parecem ser as nossas. Escolas, cursinhos, revisões! Tudo fica mais intenso, mais a flor da pele, mais real. E esse novembro é mais especial ainda pros candidatos. As duas principais universidades iniciam seus processos seletivos. Em vinte dias a cidade vai parar pra ver um mar de pequenos grandes sofredores, guerreiros em busca de um lugar ao sol, que deveria ser de todos nós por direito. E a aflição dos pais, sofrendo com seus filhos como se fossem eles a estar na sala de aula, diante de folhas de papel, mas que são encaradas pela maioria esmagadora como um leão faminto e voraz, que deve ser domado! Não deixa de ser tão assustador quanto.
Ser vestibulando não é fácil! Por mais que sua família tente te deixar relaxado, você sabe que todos na sua casa estão esperando com muita certeza a sua festa de aprovação. Seus amigos só falam disso com você, sua vida se resume a livros e apostilas. Você chega ao cúmulo de colar equações, teoremas, regrinhas, na parede do seu quarto. Literalmente tomam conta dos seus sonhos, o único território livre do ser humano. O vestibulando se torna a pessoa mais inconstante do mundo. Fica chata, irritante, irritável facilmente, qualquer coisinha lhe tira do sério. Namoros terminam, amizades até ficam abaladas, brigas bobas, loucuras. Enfim, nada previsíveis.
Mas a recompensa, ah, a recompensa é sensacional! Nã há nada melhor que comemorar uma conquista sua, pessoal. Uma aprovação no vestibular é, sem dúvida, a festa mais comemorada da vida de uma pessoa! Ver que tudo, aquela T.P.V., a inconstância, a loucura, o isolamento, tudo valeu a pena! Afinal, queremos o pote de ouro, né não? Então, é só atravessar o arco-íris. E é bom aproveitar a chance, não há lugar pra todos.

Nenhum comentário: